Todos os leitores do Blog da HB já devem ter deparado alguma vez com um formulário de suitability. É aquele questionário de perfil do investidor, com perguntas que buscam identificar os objetivos e o conhecimento do cliente. E, se você já preencheu um desses, certamente, não é baixa a chance de tê-lo feito com impaciência.
O sócio da HB Escola de Negócios, Hudson Bessa, defende que deixemos de tratar o suitability somente como uma formalidade imposta pelo órgão regulador. E isso vale para os dois lados do balcão: investidores e vendedores.
“O suitability é o início de uma relação entre investidor e instituição, seja banco, plataforma (e seus agentes autônomos) ou consultores. O preenchimento adequado é a única chance para se atingir algum sucesso entre perfil e expectativas colhidos a priori e resultado futuro”, escreve Hudson Bessa em artigo no Valor Investe.
Hudson realizou palestra na Comissão de Valores Mobiliários, durante a Semana Mundial do Investidor, para falar da importância do suitability. No evento, o professor falou sobre as características principais de um questionário de perfil do investidor feito adequadamente.
Curso Entendendo o Cliente (exclusivo ABAAI)
O suitability é o ponto de partida para a construção de um relacionamento duradouro com o cliente. Por isso, a importância do questionário de perfil do investidor faz parte do programa de um dos cursos da HB. “Entendendo o Cliente” é um curso exclusivo para associados da ABAAI (Associação Brasileira de Agentes Autônomos de Investimento). Ele faz parte da parceria firmada entre a HB e a ABAAI , com a finalidade de promover treinamentos.
investimentos relacionamento com o cliente suitability
- por Equipe HB
- on outubro 28, 2019