Desconfie de quem diz que vai ensiná-lo a ficar rico no mercado financeiro

Investidor

Viver de renda é um sonho recorrente de muitos que já investem ou se preparam para investir no mercado financeiro. Pensando nas formas de realizar esse desejo, muitos acabam buscando livros, blogs, vídeos… Enfim, todo tipo de informação de gurus que deem a fórmula mágica para enriquecer investindo. Mas, afinal, é possível ficar rico no mercado financeiro?

Sobre o tema, o sócio da HB Escola de Negócios, Hudson Bessa, tem uma dica preciosa: “Desconfie de quem diz que pode lhe ensinar a ficar rico no mercado financeiro”. Em artigo no Valor Investe, Hudson explica que investir é uma “aposta sobre qual será o preço de determinado ativo em uma data futura”. Isto é, como toda aposta, tem um risco inerente.

“Se fosse simples acertar a direção dos preços dos ativos, todos nós poderíamos deslocar parcelas substanciais do ativo livre de risco e comprar os demais. Nesse cenário, os preços subiriam e rapidamente sumiria qualquer chance de valorização extra. Na ausência do risco, desapareceria a remuneração adicional para recompensá-lo. O chamado prêmio de risco”, escreve Hudson.