A importância do suitability

Hudson Bessa em palestra na CVM

“Quem aqui já preencheu um formulário de suitability?”, pergunta Hudson Bessa, sócio da HB Escola de Negócios, abrindo sua palestra A importância do suitability no processo de investimento, na Semana Mundial do Investidor (World Investor Week), na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Esse questionário, que poderia servir tanto para o investidor se conhecer melhor como para o vendedor oferecer os melhores produtos, na maioria das vezes é preenchido somente por causa da obrigação legal.

Mas como fazer um suitability adequado? Um questionário bem estruturado pode ser dividido em três blocos: objetivos e tolerância a risco do investidor; os fluxos de caixa e restrições financeiras; e o conhecimento e a capacidade de compreensão sobre os produtos e o mercado.

Para Hudson Bessa, entender a importância desse instrumento traz benefícios para todas as partes do mercado. Pois, clientes e vendedores poderão encontrar as melhores soluções financeiras. Assim, é possível criar relacionamentos mais transparentes e duradouros no mercado financeiro.

>> Confira a programação completa da Semana do Investidor

Hudson Bessa na CVM

Suitability para entender o cliente

Quer saber mais sobre suitability? É agente autônomo de investimentos? Então conheça o curso “Entendendo o cliente”, da HB Escola de Negócios, exclusivo para associados da Associação Brasileira de Agentes Autônomos de Investimentos (ABAAI). Caso não seja agente autônomo e tenha interesse no curso, entre em contato pelo e-mail contato@hbescoladenegocios.com.

No processo de elaboração e aplicação do suitability, também entram questões relacionadas às finanças comportamentais. Para traçar o perfil do investidor, é necessário entender como ele toma as decisões de investimentos. Aos interessados em aprofundar os conhecimentos nesse campo, a HB Escola de Negócios está com matrículas abertas para o curso Fundamentos de Finanças Comportamentais, ministrado por Hudson Bessa.