Nosso time

Escola de Negócios

Os professores

Hudson Bessa

HUDSON BESSA

Hudson Bessa é fundador da HB Escola de Negócios, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), da Universidade Presbiteriana Mackenzie, FIPECAFI e Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF). Consultor especializado em inteligência de mercado, mercado financeiro e de capitais e processo decisório. Possui 31 anos de experiência no mercado financeiro, sendo 27 na ANBIMA. Formação: Doutor em Administração pela FEA-USP; Mestre EBAPE-FGV; MBA em gestão estratégica de TI; Bacharel em Economia Área de atuação: Economia comportamental, mercado financeiro e de capitais e processo decisório.

ANA PAULA CANDELORO

Graduada em Direito pela USP. Extensões na Harvard Law School, Stanford Business School, Fordham Law School e Fundação Getúlio Vargas. Especialista em Governança Corporativa, Conselheira Independente Certificada pelo IBGC. Pós-graduada em Sustainable Business e Mestre em Sustainability Leadership, ambos pela Universidade de Cambridge, Inglaterra. Coautora do Compliance 360º – riscos, estratégias, conflitos e vaidades no mundo corporativo”.  Coordenadora e coautora do Governança Corporativa em foco - inovações e tendências para a sustentabilidade das organizações. Docente de Governança Corporativa e Compliance no LL.M. em Direito dos Mercados Financeiro e de Capitais do Insper. 27 anos de experiência no mercado financeiro internacional e 19 anos de atuação em Compliance, tendo trabalhado como Foreign Associate do Mayer Brown, NY, do Studio Legale Carnelutti, Milão e de diversas instituições financeiras multinacionais. Atualmente é Diretora de Compliance da RB Capital, em SP, Conselheira Fiscal Suplente na Viver Incorporadora S.A. e Coordenadora Acadêmica da Revista de Governança Corporativa, Compliance e Negócios Sustentáveis da Enlaw.

ANDRE NATALE

Andre Natale possui 28 anos de experiência em grandes empresas, como HSBC, Citibank, ABN AMRO Bank e ANBIMA complementadas e consolidadas por 10 anos de experiência em serviços de auditoria e consultoria na KPMG e atualmente lidera a área de Compliance e Risk Management da GPS Investimentos . Formação em Ciências Contábeis pela PUC de SP e cursos de extensão na área pelo Insper. Áreas de atuação: Compliance, Prevenção à Lavagem de dinheiro, Auditoria interna, Governança e Gerenciamento de riscos.

ANDRÉ NG, CFP

Possui 20 anos de experiência no mercado de fundos de investimento, atuando nas áreas de gestão e alocação de ativos, risco, compliance e operações. Atualmente, é sócio da 3R Gestora de Recursos e da BC Inf Sistemas e Serviços. Foi sócio da Prada Assessoria, superintendente da Citibank DTVM, risk manager e economista da Infinity Asset Management e auditor da Deloitte. Atua também como professor-auxiliar e monitor no Insper e na EESP-FGV. Bacharel em Ciências Econômicas na Universidade Presbiteriana Mackenzie, MBA em Economia do Setor Financeiro pela USP- FIPE, Especialista em Gestão de Risco pela BM&F e Mestrado Prof. em Economia e Finanças pelo INSPER. Doutorando em Economia e Finanças na FGV. Terceiro colocado no Prêmio Febraban de Economia Bancária – 2013.

CARLOS EDUARDO SHIRATORI

Carlos Eduardo Shiratori integra a área de capital markets da Captalys. Possui cerca de 20 anos de experiência no mercado financeiro, com passagens por áreas de estruturação, gestão, administração e assessoria jurídica para fundos de investimento, com destaque para os do segmento estruturado. Atuou por quase 10 anos na ANBIMA. Atuou na estruturação de gestão do primeiro FIDC do Brasil. Formação: Mestre em Economia pela EESP-FGV; Bacharel em Economia pela FEA-USP e em Direito pela PUC-SP. Área de atuação: Fundos Estruturados (FIDC, FIP e FII).

DANIEL DE AVILA VIO

Daniel de Avila Vio é professor-convidado de cursos de pós-graduação da PUC-RJ, FGV-SP e Unisinos. Sócio de Chediak Advogados; possui mais de 15 anos de experiência como assessor jurídico, com foco em operações (M&A), conflitos societários e regulação do mercado de capitais. Formação: Bacharel em Relações Internacionais pela PUC-SP; Bacharel em Direito e, também, Mestre e Doutor em Direito Comercial pela USP.

EDSON KOJO

Edson Kojo é Head de Riscos da área de Wealth Management (Gestão e Administração de Fundos e Private Bank) do Credit Suisse desde 2018. Antes de se juntar ao CS, exerceu o cargo de Superintendente Sênior de Risco na área de Wealth Management and Services do Itau (Gestão e Administração de Fundos, PB, Fund of Funds, Corretora, Unidades Internacionais, Controladoria) de 2013 a 2017. Foi também sócio e diretor de Risco e Compliance do Banco Fator de 2009 a 2013 e superintendente de Risco e Compliance no Unibanco Asset Management onde trabalhou por 10 anos. Presidiu a Subcomissão de Riscos na Anbima de 2014 a 2017 e é membro da Comissão Temática de Gestão de Riscos na Anbima. Participou do Comitê de Risco Consultivo da B3 de 2010 a 2017. É mestre strictu sensu em Modelagem Matemática e Finanças pelo IME-FEA/USP e graduado em Engenharia Mecatrônica pela Poli-USP. Foi professor convidado da FGV-SP em diversos cursos de pós graduação e MBA ligados à Risco e Finanças por 13 anos.

EMERSON SIÉCOLA

Experiência profissional de 28 anos, adquirida em departamentos jurídicos de grandes instituições financeiras do mercado financeiro nacional e atividades de assessoria e consultoria empresarial. Consultor, professor, instrutor e palestrante sobre temas de Governança, Gestão de Riscos e Compliance – GRC. Membro do Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental – IPRC, Comissão de Anticorrupção e Compliance da OAB/SP Pinheiros, Comissão de Estudos de Compliance do Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP, Instituto dos Profissionais de Prevenção à Lavagem de Dinheiro – IPLD, Comitês de Governança Corporativa e Compliance Financeiro da Legal, Ethics & Compliance – LEC, Grupo de Trabalho de Ética e Governança Corporativa da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha (São Paulo) e Instituto Compliance Brasil – ICB. Colunista da Legal, Ethics & Compliance – LEC, colaborador de publicações do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC (Compliance à Luz da Governança Corporativa, 2018 e Código de Melhores Práticas de Governança Corporativa – 5ª Edição, 2015) e da obra Lavagem de Capitais e Obrigações Civis Correlatas (Editora RT, 2ª edição, 2007 - Marco Antônio de Barros). Advogado inscrito nos quadros da OAB/SP desde 1995, especialista em Política Internacional.

ERIKA LACRETA DE TOLEDO

Gerente de Mercado de Capitais na ANBIMA desde dezembro de 2010. Foi sócia da Paramis Investimentos, participando do desenvolvimento de operações estruturadas com foco no setor imobiliário, e gerente de Produtos e Operações Estruturadas do Concordia Banco.

FLÁVIA PALACIOS

Flávia Palacios é sócia diretora da RB Capital, onde ingressou em 2003, sendo responsável pela unidade de Securitização – RB SEC. Participou ativamente da regulamentação e consolidação do mercado de securitização no Brasil, tendo coordenado a estruturação de mais de R$ 35 bilhões em operações de securitização e possuindo atualmente sob sua gestão R$25 bilhões em CRI, CRA e debêntures. Formada em Economia pelo IBMEC-RJ (2004), com especialização em Securitização Imobiliária pela Universidade de Wharton (2019), é diretora da ABSia (Associação Brasileira de Securitizadoras Imobiliárias e do Agronegócio) e membro da Comissão de Renda Fixa da Anbima, onde também coordena o grupo de discussões de CRI e CRA.

GUILHERME COOKE

Atua nas áreas jurídica e compliance do mercado brasileiro desde 2004. De 2004 a 2015, atuou nestas áreas na Arsenal Investimentos (04-09) e na Vinci Partners (09-15). Entre 2015 e 2020, foi sócio do Velloza Advogados e do Cepeda Advogados, liderando/co-liderando suas áreas de Fundos de Investimento. Desde 03/20, é Diretor Jurídico, CCO e CRO da Vitreo. Formado em Direito pela Univ. Mackenzie (00/04), Guilherme também cursou o CEABE da FGV (05/06), os LLMs de Direito do Mercado de Capitais e de Direito Societário do Insper/SP (06/09) e Pós- Graduação em Jornalismo na Cásper Libero (14/15).

HILTON NOTINI

Mestre e doutor em Economia pela EPGE/FGV-RJ (Capes nota 7), com diversas publicações acadêmicas em revistas nacionais e internacionais. Experiência ampla de ensino, tendo lecionado tópicos diversos nas principais faculdades de Economia do país (FGV-RJ, IBMEC- RJ, IBMEC-SP, FGV-SP e Insper). Sólida experiência em gestão de riscos adquirida em cargos de confiança no governo brasileiro e no mercado financeiro. Conhecimentos profundos de modelagem estatística e de econométrica aplicada à macroeconomia, tendo sido sócio da AC Pastore & associados. De 2012-2017 foi responsável pela gestão e planejamento de capital e finanças no Itaú-Unibanco, participando ativamente das principais discussões de gestão de portfólio e de rentabilidade das carteiras e dos investimentos. Atualmente, é o responsável pela área de precificação e de índices de renda fixa da Anbima.

JOÃO SANTOS

Membro do Conselho Fiscal do Fundo Garantidor de Crédito. Representante do IBRACON na Comissão de Regulação dos FIPse FIEE ABVCAP/ANBIMA. Ex sócio PWC, onde atuou como responsável pela coordenação, no Brasil, pela prestação de serviços à indústria de Asset&Weath Managemnt, Real Estate, atuando com os principais gestores e administradores de fundos de investimentos do Brasil. Foi membro do Grupo Global da PwC para a prestação de serviços à  indústria de Asset & Wealth Management.  Atuou no escritório da PwC Londres onde participou de processos de emissões de títulos nos mercados local e internacional. Membro da Comissão Consultiva da Comissão de Valores Mobiliários para desenvolvimento das práticas contábeis de fundos de investimento. Conselheiro fiscal certificado pelo IBGC. Conselheiro de administração com curso de capacitação pelo IBGC. Consultor de aspectos contábeis e regulatórios para a indústria de fundos de investimento.

JOÃO PEIXOTO NETO

João Baptista Peixoto Neto, sócio-diretor da Ouro Preto Investimentos e sócio da Peixoto Neto Sociedade de Advogados, é graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Cursou mestrado em Direito Internacional na USP, e é especialista em Produtos Financeiros e Gestão de Riscos pela FIA/FEA/USP. Nos anos de 2006 a 2017, esteve entre os primeiros colocados na categoria de estruturação de fundos de recebíveis no Brasil (FIDCs) pelo ranking da empresa UQBAR. Responsável pela estruturação de mais de 300 fundos de investimento, além de fundos imobiliários e de participações.

6c4e35d9-ccfa-4900-ab53-9ac61dcc5b68

JULIANA AGOSTINO

Possui graduação em Administração de Empresas pela FGV em São Paulo. Atualmente cursa um Mestrado Profissional em Sustentabilidade na mesma instituição, sendo o tema de sua dissertação relacionado à análise ESG (sigla em Inglês para Environmental, Social and Governance) no mercado brasileiro.

LEANDRO ANDRADE

Leandro Andrade possui mais de 15 anos de experiência no mercado de investimentos estruturados e é um dos gestores do fundo de private debt da Captalys. Anteriormente, atuou na SRM Asset, Oria Capital e Siguler Guff, nas estratégias de crédito e private equity & venture capital e, em consultoria de risco e investimento, na LUZ Soluções Financeiras Leandro é graduado em administração de empresas pela Universidade de São Paulo e possui mestrado em estratégia empresarial pela Fundação Getulio Vargas. Profissional certificado CFP®️.

LUCIANE RIBEIRO

35 anos de experiência no mercado financeiro. Iniciou como Trainee no BankBoston na Tesouraria, foi efetivada e após dois anos foi para o Banco Safra onde trabalhou por 20 anos em várias áreas: Mesa de Operações, Clientes, Mercado de Capitais, Asset e maior parte destes 20 anos na gestão da fortuna pessoal dos acionistas do Banco. Em 2006 aceitou o desafio como CEO para América Latina do ABN AMRO Asset Management, em 2008 o Santander adquiriu a operação do ABN AMRO no mundo incluindo o Banco Real no Brasil. Em 2009 se tornou CEO da Santander Asset Management no Brasil atualmente a terceira maior Asset privada do Brasil e também foi responsável pela fusão das gestoras do ABN AMRO e do Santander, administrando aprox. 200 bilhoes de reais. Encerrou este ciclo no Santander em 2016 e em 2017 foi para o Banco Alfa cuidar da área de Wealth Management e em 2019 montou sua própria Consultoria de Investimentos chamada 3V Capial. Em Set/2020 assumiu como Diretora Executiva do BV Wealth..

LUIS FERNANDO AFFONSO, CFA

Diretor de Risco e Compliance na Franklin Templeton, onde atua há quase uma década, tem sólida experiência na gestão de ativos, com participação estratégica em fóruns da indústria de fundos e na negociação de acordos em procedimentos de autorregulação. É especialista em risco, práticas de marcação a mercado (mark to market), produtos, fundos estruturados e compliance. É diretor de Risco e Compliance na Franklin Templeton, onde atua há quase uma década, Membro do Conselho de Ética da ANBIMA e professor do Insper.

MARCEL GOMES

Mestre em Economia pela EESP/FGV, com MBA em Finanças, especialização em mercados financeiros e bacharel em economia. Possui 17 anos de experiência no mercado financeiro com passagens pela Assset do Bradesco e da Sul América Investimentos e há 12 anos na ANBIMA, onde tem liderado a equipe de informações técnicas de fundos de investimento. Atuou na coordenação de grupos de trabalhos responsáveis pela revisão das diretrizes de marcação a mercado e de classificação de fundos de investimento. Atuou na elaboração de pesquisas e estudos direcionados a revisão do arcabouço regulatório do sistema de tributação de instrumentos de investimentos, incluindo fundos de investimento e ativos de renda fixa.

MARCELO FERREIRA SANTOS

Administrador de Empresas formado pela EAESP/FGV-SP e Mestre em Economia e Finanças pela mesma instituição. Possui 20 anos de experiência no mercado financeiro sempre atuando em Gestão de Riscos em Tesouraria, Asset Management e Private Banking. Inicialmente atuou com Analista no Banco Inter American Express e Banco BNL na Tesouraria durante 4 anos. Posteriormente foi responsável pela implementação da área de Riscos da Asset Management do Banco Crédit Agricole no Brasil onde ficou por 4 anos. Juntou-se ao HSBC Asset Management para ser o responsável pela área Riscos no escritório brasileiro, permanecendo por 5,5 anos. Em 2012 tornou-se Superintendente de Riscos do Santander Asset Management cobrindo todos os riscos inerentes aos fundos de investimentos e do Business. Em Setembro de 2018 juntou-se ao Banco JP Morgan Brasil para ser o responsável pela área de Riscos do Private Banking de tal instituição. Em Novembro de 2020 assumiu a área de Produtos, Inteligência de Mercado e Client Services do BV Asset

Marcio Urbano

MARCIO URBANO

Possui 30 anos de experiência no mercado de capitais. Graduado em Engenharia Mecânica pelo ITA e com MBA pela MIT Sloan School of Management. Trabalhou no Banco Itaú Unibanco, no Citibank e na Western Asset em áreas de Back e Middle Office, Desenvolvimento de Sistemas e Suporte aos Negócios. Possui larga experiência em desenvolvimento, avaliação e implantação de sistemas, de serviços operacionais e de ambiente de controles internos para a indústria de asset management e de custódia. Atualmente desenvolve trabalhos de consultoria nestas áreas.

MARCOS WANDERLEY PEREIRA

Economista com experiência de mais de 20 anos no mercado financeiro. Especializado na estruturação de FIDC, CRI, CRA, FII e FIP. Foi pioneiro na securitização de diversas classes de ativos. Atuou como head de securitização do BTG Pactual por 11 anos, tendo atuado anteriomente nas áreas de produtos do Banco Itaú, BBA Capital e Icatu Investimentos.

MARIO OKAZUKA

CIO da MAM Asset Management, anteriormente, foi head de Investimentos Alternativos e Crédito da Votorantim Asset, onde atuou por 9 anos. Possui experiência de mais de 17 anos no mercado financeiro, com passagem pelo BankBoston e Itaú Unibanco. Formado em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP) e advogado formado pela Faculdade de Direito da mesma Universidade. Mestre em Administração de Empresas pela EAESP-FGV. Possui autorização CVM como administrador de recursos de terceiros e certificações CFP e CPA-20.

RICARDO BINELLI

Ricardo Binelli é sócio e diretor responsável pela Gestão de Produtos de Crédito Estruturado na Solis Investimentos. Gestor do maior fundo do Brasil com foco em FIDCs, Ricardo tem mais de 30 anos de experiência na área de investimentos e trabalha com crédito estruturado e FIDCs desde 2005. Tendo entrado no mercado em 1989, sempre foi empreendedor e montou suas empresas do zero. Foi um dos idealizadores e fundadores do Grupo Petra, especializado em serviços fiduciários para FIDCs, onde trabalhou por 17 anos. Preocupado com a componente educativa das finanças pessoais, Ricardo tem se dedicado a apresentar e explicar temas relativamente complexos a investidores dos mais diversos perfis.

RICARDO PEDRO

Diretor de Administração de Recursos do Grupo Finaxis, MBA INSPER, CPA-20 ANBIMA, Administrador de Carteiras credenciado pela CVM, atua em mercados financeiro e de capitais há mais de 30 anos, em instituições financeiras nacionais (BCN, Crefisul, Unibanco, Finaxis) e internacionais (CCF, Dresdner, Santander, BNP Paribas, HSBC, Citibank), preponderantemente em áreas relacionadas à administração de recursos de terceiros, em departamentos de Operações, Comercial e de Produtos. Participou da certificação SoX do Unibanco como Compliance Officer responsável pelas áreas de Atacado (Corporate, Câmbio, Wealth Management, Private Bank, Asset Management, Seguradora e Previdência).

SERGIO BATTAGLIA

Mestre em Administração com foco em finanças pela Coppead-UFRJ, MBA em Finanças e Mercado de Capitais e engenheiro elétrico de produção pela PUC-RJ. Executivo do mercado financeiro com mais de 20 anos de experiência e carreira desenvolvida nas áreas de Pricing, Compliance, Controles Internos, Gestão de Risco e Operações no BNY Mellon, Itaú Unibanco S/A e XP Investimentos, tendo liderado implementação e aprimoramento de estruturas e departamentos, abrangendo metodologias, processos, procedimentos, contratação/capacitação de equipes, diretrizes, funções, sistemas e fluxos de trabalho. Professor da FGV e da HB Escola de Negócios.

SÉRGIO MELLO

Profissional com 26 anos de experiência nos mercados financeiro e de capitais brasileiro. Atualmente atua como Senior Relationship Manager da Modal Administração Fiduciária (MAF). Foi Superintendente Executivo de International Securities Services do Bradesco, Diretor Estatutário e Head of Securities Services Brazil da HSBC CTVM. Foi Diretor de Administração Fiduciária da Stratus Investimentos, Superintendente Comercial para o Mercado Brasileiro da área de Securities Services no Banco Citibank, Gerente de Representação da ANBID/ANBIMA para as indústrias de Serviços Qualificados, FIP, Private Banking e Distribuição no Varejo. Foi Gerente de Produtos e Relacionamento no BankBoston, Santander e Banco Geral do Comercio. Pós-graduado em Management Development pela IESE Business School/University of Navarra, graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP)

TATIANA ITIKAWA

19 anos de experiência no Mercado de Capitais, atuando na indústria de fundos de investimento. Atualmente é gerente na área de representação da ANBIMA, responsável pelos temas ligados à gestão de recursos e serviços fiduciários. Possui mestrado em Economia Política pela PUC-SP.

× Contato via Whatsapp