Você contrataria este governo para pediatra do seu filho?

Escola de Negócios

Coluna do Valor Investe

 

No artigo do Valor Investe desta semana aborda o tema formação da predisposição para confiar e como isto afeta a formação das expectativas.

A predisposição para se confiar no outro é fundamental.

Quando pedimos conselhos sobre em que e quando investir, em geral, buscamos pessoas com competência e que possamos confiar na assertividade de suas recomendações.

A partir deste ponto de vista da relação entre competência técnica e geração de predisposição para confiar, os fatos depõem contra este Governo.

Para quem observa o dia a dia, este Governo não conseguiu planejar e executar uma política de combate à COVID, deixou caducar o auxílio emergencial, não articula alternativas dentro do orçamento para ampliar o Bolsa Família, cria crises em sequência, não consegue debelar a inflação e não tem planos para a crise hídrica.

Este rol de desacertos talvez explique por que o Ministro Paulo Guedes vem acusando empresários e economistas de negacionismo. Provavelmente as pessoas já não confiam que as medidas adotadas pelo seu Ministério de fato serão efetivas. Quando isto acontece, nossa atitude tende a ser negativa e contamina a leitura dos fatos e construção das estimativas.

O aumento do IOF parece ser mais uma destas medidas e contribuiu para a percepção de que o improviso está na ordem do dia, e que não dá para confiar no timoneiro.

Pense, você contrataria este Governo para pediatra do seu filho?

Deixe uma resposta

× Contato via Whatsapp