Por que alguém ensinaria suas estratégias invencíveis para ganhar dinheiro com day trade?

Coluna do valor investe

No artigo do Valor Investe desta semana escrevo sobre o potencial conflito de interesses que existe em uma plataforma ou corretora vender cursos do tipo “como viver de day trade”.

Termino o artigo com a seguinte frase “E vale reforçar, em gestão de recursos não tem mágica, é trabalho árduo com perdas e ganhos. É muita transpiração e um pouco de inspiração”.

Segue um fragmento

Esta semana recebi mais um daqueles emails sobre como ganhar dinheiro com day trade. Mais uma mensagem de um trader altruísta que deseja compartilhar comigo, e toda a sua lista de destinatários, seus segredos sobre como é possível, e até mesmo fácil, viver de day trade.

Estes emails são frequentes e a mensagem é razoavelmente semelhante. O personagem é um day trader experiente que vai nos ensinar os segredos e truques que ele levou anos para aprender. O desta semana, especificamente, foi curioso porque nele o trader enfatizava a simplicidade de seu método e declarava que com cerca de 30 minutos por dia batia sua meta e ia “cuidar da vida”.

Esta oferta me chamou atenção, particularmente, por serem aulas gratuitas e ser, o email, transmitido pela área de educação de uma plataforma de investimento. Considerando que o negócio das plataformas é vender produtos e cobrar corretagens, acho que este tipo de abordagem embute um claro conflito de interesses. Reduzir o desconhecimento pode diminuir a percepção de risco e quando associado ao aumento da confiança (afinal de contas é fácil e o professor é experiente, tem autoridade) é um gatilho eficaz para fazer com que os investidores passem a operar, ou ampliem as negociações.

A verdade, prezado investidor, é que não é fácil obter retornos acima da taxa livre de risco, ainda mais no Brasil que a taxa Selic está em 13,75%. Rentabilidades mais elevadas exigem assumir riscos maiores, o que implica que se esteja disposto a amargar perdas. E elas doem

Boa leitura!

#investimentos #mercadofinanceiro #conflitodeinteresses #etica #hbescoladenegocios