Palavras e atitudes podem ser mais relevantes que fatos

Escola de Negócios

Coluna do Valor Investe

No artigo do Valor Investe deste semana abordo alguns vieses que parecem acometer nosso Ministro da Economia.

Nas últimas semanas nosso Ministro da Economia tem reiteradas vezes acusado os participantes do mercado de negacionismo econômico. Em sua visão da realidade o Brasil se recupera da crise de 2020 de maneira fulgurante, em uma notável retomada em V.

O egocentrismo é um viés comportamental que nos faz enxergar os fatos e as informações por meio de um filtro auto interessado, que pode ser inconsciente. Por exemplo, é comum que duas pessoas recebam informações idênticas e, dependendo da posição que exercem, perceberem uma mesma situação de formas totalmente diferentes.

Já o viés da confirmação nos leva, de forma inconsciente, a selecionar informações que se encaixam em nossas crenças e desejos. Aquelas que não servem para montar o quebra-cabeças, são desprezadas facilmente, inclusive, com argumentos supostamente sólidos.

Por mais que a economia brasileira esteja apresentando indicadores de recuperação positivos defendidos pelo Ministro, as palavras e as atitudes turvaram as águas e minaram a confiança.

Em tem mais. Leia o artigo na íntegra aqui !!

Deixe uma resposta

× Contato via Whatsapp