Coluna do Valor Investe
Pela primeira vez desde sua primeira edição, em 2017, a pesquisa Raio X do Investidor, da ANBIMA, registou uma queda no número de investidores na população, que caiu de 44% em 2019 para 40% em 2020.
Em relação ao grupo de investidores:
Para 53% dos brasileiros investidores os produtos financeiros foram o principal destino de suas economias, um aumento de 11 p.p. em relação a 2019. Dentre estes produtos, a caderneta de poupança conta com 29% de adesão, uma queda de 8 p.p., embora ainda se mantenha como alternativa preferida deste grupo.
Este direcionamento do dinheiro economizado para produtos financeiros foi liderado pelas classes A e B, com a classe C mantendo-se estável em relação ao ano anterior.
Dois fatores parecem ter contribuído para o crescimento dos demais produtos financeiros em detrimento da caderneta de poupança:
. a taxa de juros que ficou em patamares historicamente muito baixos, o que criou um desincentivo natural para a poupança.
. como os investidores das classes A e B foram menos atingidos pelos efeitos da pandemia, é possível que seu peso relativo tenha crescido na amostra impactando positivamente a preferência pelos demais produtos.