Decisões intertemporais e viés do presente

Coluna do Valor Investe

 

No artigo do Valor Investe desta semana falo sobre decisões intertemporais e viés do presente.

Segue um fragmento

Fazer dieta, assim como poupar, exige sacrifícios. Durante a semana tomamos várias decisões em que a obrigação deve superar o desejo de prazer. Por menores que sejam estas decisões do dia a dia, elas estão envoltas em muita emoção, e criam um sentimento de perda e frustração. O sábado, portanto, foi o momento de meu amigo celebrar a vitória. As vezes o exagero destas compensações é tão grande que o prazer vira até arrependimento.

Já minha amiga, esta tem um histórico de sucumbir às tentações. Embora tenha uma renda mensal compatível com a da classe B, seu padrão de consumo não a deixa economizar e pior, vez por outra está às voltas com inadimplências e renegociações de dívida.

Fazer dieta ou economizar para a aposentadoria são decisões intertemporais, aquelas em que é preciso fazer sacrifícios no curto prazo para obter uma recompensa no longo prazo. Ocorre que nós valorizamos mais o presente do que o futuro. Costumamos dar mais valor para um belo sorvete em uma tarde de sol do que um quilo a menos daqui a um mês. A este comportamento chamamos de desconto hiperbólico, ou viés do presente.

Leia a íntegra.

Deixe um comentário

× Contato via Whatsapp