Bolsa e dólar mostram que humor do mercado mudou

Coluna do Valor

Na coluna do Valor Investe de hoje escrevo sobre o que pode estar por trás da mudança de humor do mercado.

Segue uma amostra.

As expectativas exercem um papel fundamental na economia. As decisões dos chamados agentes econômicos sobre consumo, investimento produtivo e investimento financeiro são baseadas na visão que formamos sobre o futuro.

Há cinco semanas passadas a mediana das expectativas colhidas pelo relatório Focus do Banco Central para este ano indicava inflação, pelo IPCA, de 6,03% e crescimento do PIB em 1,02%, já na edição desta semana estes indicadores evoluíram positivamente e estão em 5,12% e 2,14%, respectivamente.

Esta mudança de ventos tem sido amplamente atribuída a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do novo arcabouço fiscal. Não resta dúvida sobre a importância do novo marco fiscal, contudo parece haver algo mais abrangente por detrás desta virada das expectativas.

Sem dúvida ele (o arcabouço fiscal) é importante, porém com tantas fragilidades à mostra, custo a acreditar que ele tenha toda a importância que lhe é depositada. O que parece fazer mais sentido é que o mercado enxergue na fraqueza do Governo diante do Congresso um obstáculo para a implementação de uma agenda econômica de viés mais intervencionista.

O mercado poderia ler as novas informações sobre inflação e PIB de uma forma mais morna, mas o que se viu foi uma leitura otimista com renovadas altas da Bolsa e queda do dólar. Este ânimo perece ter mais a ver com a percepção de fundo de que o grau de autonomia deste Governo para implementar sua agenda não é lá tão elevado. O arcabouço é importante, mas por si só seria insuficiente para explicar tamanho bom humor.
#economia #política #investimentos #mercadofinaneiro #economiacomportamental #hbescoladenegocios