Coluna Valor Investe
No artigo do Valor Investe desta semana escrevo sobre a a importância dos disclaimers sobre conflitos de interesse na percepção dos investidores. Tema quente com a nova regra da ANBIMA para contratação de finfluencers.
Segue um fragmento
No próximo dia 13 de novembro entra em vigor a nova regra da ANBIMA com diretrizes para contratação de influenciadores digitais em finanças, ou finfluencers, pelas instituições aderentes ao Código de distribuição da Associação.
O assunto finfluencers é relevante no Brasil e no mundo. Segundo a última edição da pesquisa FInflunce da ANBIMA, existem hoje cerca de 515 influenciadores que se comunicam com 165 milhões de seguidores, crescimento de 100% e 76%, respectivamente, em relação ao registrado no ano anterior.
Em artigo publicado este ano Ning Du, Tawei Wang e Hui Lin (To Correct or No Corret: Are Investors Able to Discern Fake Financial News) realizaram experimentos de campo em que simularam a divulgação de informações falsas, as fake news, e como corrigir ou atenuar o comportamento dos investidores expostos a estas.
Dessa forma, para um grupo os investimentos foram divulgados com disclaimers que informavam que o influenciador estava sendo remunerado, enquanto estes avisos não foram aplicados nas peças apresentadas ao outro grupo.
Os resultados da pesquisa indicam que os alertas foram eficazes para criar dúvidas nos participantes, reduzindo a influência da mensagem e, consequentemente, a disposição em investir no produto. Alguns desistiram de investir e outros declararam intenção de reduzir os valores. Adicionalmente, os autores testaram o efeito da correção da informação e descobriram que o grupo que recebeu os disclaimers era mais suscetível a nova, que retificava a anterior.
Em linha com a recomendação do estudo realizado pela CVM, a regra da ANBIMA para influencers estabelece um padrão mínimo, obrigatório, a ser seguido pelas instituições aderentes na contratação destes profissionais, as responsabiliza pelo conteúdo divulgado e obriga o influenciador a explicitar que está fazendo propaganda e em nome de qual empresa.